Correia Dentada

21/06/2010 17:11

 Correias dentadas

 Na edição passada iniciamos com o assunto ”Manutenção Preventiva” e as vantagens á quem a pratica. Nesta Edição estaremos falando de um dos itens de maior importância em uma manutenção preventiva, a “correia dentada”.

O que é a correia dentada e qual a sua função?

O uso da correia dentada ou sincronizada deu-se no inicio dos anos 60, na aplicação de alguns motores nos EUA. Sua principal característica era uma transmissão mais potente e silenciosa. Possui a função de manter o sincronismo do motor entre o comando de válvulas e a “Árvore de Movimento” (Virabrequim), garantindo uma ótima queima de combustível e mais potencia. Sem um perfeito sincronismo, as válvulas podem chocar-se com os pistões, causando empenamentos, podendo chegar á quebra de pistões e bielas.

A troca preventiva deve ser feita segundo o seu estado e principalmente pela sua quilometragem (conforme o manual do veiculo). Sua substituição deve ser feita juntamente com a dos tensores auxiliares que são rolamentos com vida útil próxima ao das correias, por mão de obra especializada, com ferramentas desenvolvidas especialmente para essa função, pois qualquer erro na sua substituição poderia gerar uma falha no sincronismo causando os problemas anteriormente citados. Deve-se observar também se há vazamentos de óleo sobre a correia, que comprometeriam a sua integridade.

  Por esses fatos mantenha-se atento a troca das correias de seu veiculo, evitando assim, maiores incômodos e despesas.   Na próxima edição, fique atento, pois falaremos sobre mais um item da manutenção preventiva. 

Voltar

Pesquisar no site

Auto Mecânica Suprema Car Ltda.